O sector dos transportes marítimos e portuários abrange o transporte de mercadorias e passageiros por água, bem como todas as atividades e infraestruturas que o permitem. O transporte marítimo é indissociável dos portos e vice-versa, uma vez que o transporte marítimo tem de começar e terminar num porto e os portos são concebidos para receber navios mercantes e tratar a sua carga e/ou passageiros.
O 'transporte marítimo/shipping' engloba os seguintes subsetores: transporte de passageiros (serviços de turismo ou de deslocação), transporte de mercadorias (transporte de qualquer tipo de mercadoria) e outros serviços relacionados com o transporte (por exemplo, gestão de navios). Tanto o transporte de passageiros como mercadorias podem ser segmentados de acordo com o tipo de ambiente (marítimo, costeiro e interior).
Os 'portos' são infraestruturas cruciais de importância estratégica que suportam fluxos significativos de bens e pessoas. Os portos variam em dimensão e âmbito, desde portos muito grandes (hubs) até portos pequenos ou portos regionais. Os 'portos' englobam os seguintes subsetores: desenvolvimento & construção portuária (construção de novos portos e/ou expansão dos existentes), carga e armazenagem/operações de terminal (manutenção e armazenamento de carga) e outros serviços portuários (prestação de serviços portuários, como amarração, reboque e fornecimento de energia elétrica em terra aos navios).
A noção de transporte marítimo e portos sustentáveis baseia-se em dois conceitos-chave: 'transporte marítimo verde' e 'portos verdes'. O 'transporte marítimo verde' procura implementar estratégias mais sustentáveis por exemplo, utilizando combustíveis mais limpos e otimização das rotas). O segundo procura transformar os processos, estruturas e políticas portuárias para reduzir o seu impacto negativo no ambiente e no clima (por exemplo, adaptando as infraestruturas à subida do nível das águas, digitalização das operações, etc.), promover uma maior transparência nos relatórios de sustentabilidade, alimentando a indústria com fontes de energia renováveis e eletrificação das infraestruturas portuárias).
Desenvolvimento do negócio e internacionalização: Serviços de market Intelligence; organização de missões empresariais e matchmaking; apoio a iniciativas de investimento; criação de programas de empreendedorismo ESG e de aceleração empresarial; apoio à internacionalização do negócio.
Aceleração empresarial, empreendedorismo, digitalização e inovação ESG: implementação de projetos europeus e extra-europeus focados em ecossistemas e redes de inovação; serviços de apoio à criação de modelos de negócio ESG; serviços de avaliação de impacto ESG de empresas e tecnologias; Apoio ao financiamento empresarial; Apoio ao acesso de infraestruturas de teste de tecnologias, produtos e serviços ESG.
Formação, educação e literacia: Criação de soluções de formação técnica e superior; Desenvolvimento de iniciativas de literacia azul ligada ao empreendedorismo jovem ESG e ao conhecimento das profissões da economia azul ESG.
Organização de eventos e de ações comunicação da economia azul ESG: Disseminar conhecimento e boas práticas, fomentar a colaboração entre stakeholders e destacar oportunidades emergentes na economia azul ESG.
Estudos estratégicos e política pública: Realização de estudos estratégicos para definição de estratégias municipais, regionais e nacionais de economia azul.
Inovação | Descrição | Proposta de valor |
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Tecnologias para portos inteligentes | Automatização, integração de serviços, digitalização e técnicas orientadas para os dados, em combinação com tecnologias como a Internet das coisas (IoT), os big data e a IA para as infraestruturas portuárias e navais. Estas tecnologias têm por objetivo analisar os dados recolhidos pelos sensores instalados no porto/navio e aplicar análises preditivas para apoiar a tomada de decisões (por exemplo, prever o tempo estimado de chegada dos navios, gerir atrasos dos navios causados por condições climatéricas adversas, etc.). As tecnologias portuárias inteligentes também incluem a utilização de blockchain nos contratos portuários para registar transações e rastrear informações. | As tecnologias inteligentes facilitam a tomada de decisões a vários níveis e melhoram a segurança e a proteção, tanto a bordo dos navios, como nas infraestruturas portuárias, graças a aplicações como a análise operacional, relatórios de sustentabilidade, previsão de manutenção, gestão de tripulações, melhoria de rotas, otimização do transporte marítimo e análise de padrões de carga. O blockchain garante transparência através do armazenamento fiável de dados. |
Digital twin no ecossistema marítimo & portuário | Uma representação digital dinâmica de um complexo portuário, terminal ou navio que descreve as suas características e propriedades como um conjunto de equações. Um digital twin inclui tanto o hardware para adquirir e processar os dados, como o software para os representar e manipular. | Os digital twins são utilizados para otimizar operações de escala e permitir que todas as operações num complexo portuário e a bordo dos navios sejam monitorizadas sem necessidade de instalar um sistema de hardware. |
Robótica portuária | Soluções automatizadas capazes de efetuar tarefas repetitivas que não requerem competências específicas. As principais aplicações incluem tarefas de segurança e de inspeção, que podem ser realizadas por robots ou drones que se deslocam pelo porto para rastrear instalações, equipamentos ou carga em tempo real, e tarefas automatizadas de transporte ou carregamento, como a movimentação de contentores e a gestão de armazéns que podem ser realizadas por veículos guiados automaticamente. | A utilização de robots permite aos trabalhadores evitar a exposição a condições de risco de vida durante a manutenção e inspeções, e aumenta os níveis de eficiência ao acelerar as avaliações de risco através da monitorização remota em tempo real. |
Eletrificação de navios e sistemas de propulsão sustentáveis | A eletrificação dos navios consiste na utilização de sistemas de baterias e soluções de armazenamento de energia para a propulsão dos navios, com o objetivo de aumentar a eficiência energética e reduzir o impacto ambiental negativo. Outros sistemas de propulsão sustentáveis incluem a utilização de fontes alternativas de energia, como os biocombustíveis, a energia eólica (por exemplo, propulsão assistida pelo vento), energia das marés, energia solar e combustíveis eletrónicos como o metanol, o amoníaco e hidrogénio verde. | A utilização destas soluções tem um impacto positivo nas emissões, no ruído marítimo e na eficiência energética, recuperação e armazenamento de energia sem afetar a produtividade do navio. |
Ecossistemas portuários verdes | Os ecossistemas portuários verdes referem-se à implementação de infraestruturas e práticas para descarbonizar as atividades de logística e de transporte marítimo nos portos. Estas incluem, entre outras, a utilização de fontes de energia renováveis, medidas de eficiência energética, tecnologias inteligentes para transporte e entrega, e fornecimento de eletricidade a navios atracados. | Os ecossistemas portuários verdes são fundamentais para a transição para as energias renováveis e podem ter um impacto positivo significativo na redução das emissões de gases efeito estufa (GEE). |
Descarbonização de indústrias ativas e perto de portos | A descarbonização de indústrias que operam nos portos, como a construção naval, produtos químicos, indústria alimentar, construção e eletricidade. As vias para a descarbonização incluem a utilização de calor renovável para o funcionamento dos processos industriais, a melhoria da eficiência energética, a eletrificação dos processos, a utilização de hidrogénio verde como matéria-prima, a utilização de modelos de produção circulares e a reutilização do calor residual. | A descarbonização impulsiona a redução das emissões e a eficiência energética nos portos e em redor. |
Novas infraestruturas e produtos | Investigação e desenvolvimento de novas infraestruturas e produtos para uma melhor gestão das operações de carga. Os exemplos incluem um hyperloop subaquático, que utiliza carris magnetizados para transportar mercadorias mais rapidamente através de um túnel selado a vácuo, terminais de contentores offshore e contentores rebatíveis que visam poupar espaço nos navios. | Os contentores rebatíveis reduzem emissões e custos graças à maximização do espaço; hyperloops subaquáticos e terminais offshore tornam as operações de carga mais eficientes, reduzindo o congestionamento e as emissões. |
Plataforma digital que consolida dados de diferentes subsectores da indústria da Economia Azul e compara vários indicadores de diferentes países.
A plataforma digital para a internacionalização global da Economia Azul em Portugal, dinamizada pelo Fórum Oceano, para um ecossistema global que liga inovadores azuis a investidores.
A Euronext Lisbon é uma bolsa de valores situada em Lisboa. Faz parte da bolsa pan-europeia Euronext. O índice mais famoso é o PSI-20.
Iniciativa da Comissão Europeia com o objetivo de acelerar novas tecnologias e soluções baseadas nos oceanos para desbloquear a inovação e as oportunidades de investimento na Economia Azul sustentável.
O Fórum Oceano é a entidade gestora do Cluster do Mar Português, certificada e reconhecida pelo Ministério da Economia e do Mar, Ministério da Defesa Nacional e pelo Ministério do Planeamento e das Infraestruturas.