Concurso de ideias de negócio do Platicemar recebe 35 candidaturas



O concurso de ideias tecnológicas para a economia do Mar do projeto Platicemar - Plataforma de Consolidação do Setor TICE e Empreendedorismo na Economia do Mar encerrou no dia 31 de outubro com 35 candidaturas registadas. Os empreendedores e startups apresentaram um leque de ideias provenientes de várias áreas ligadas ao médio-alto conhecimento e tecnologia assim como de cobertura geográfica a nível nacional. O júri prossegue agora com a avaliação e em breve vai seleccionar as que seguem para a fase de mentoria e aceleração.
 
Recorde-se que o projeto Platicemar, liderado pela Inova-Ria, conta com os parceiros Fórum Oceano, ACIFF, NERLEI e SINES TECNOPOPLO.

Este projeto de empreendedorismo, cofinanciado pelo Programa COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Promoção do Espírito Empresarial, envolvendo um investimento elegível de aproximadamente 703 mil euros, tem como objetivo principal fomentar o empreendedorismo na Economia do Mar.

Iniciado em setembro de 2017 e com a duração de 24 meses, o projeto decorrerá nas NUTS II: Norte, Centro e Alentejo, tendo por base o incremento da cooperação e inovação no setor, decorrente da aplicabilidade das TICE nos processos produtivos, tornando-as operacionalmente mais eficientes e aumentando a sua sustentabilidade, e alicerçando-se nas metas da Estratégia Nacional para o Mar e das estratégias regionais/nacional de especialização inteligente/RIS3 e da Iniciativa SmartCoast.