Certificadas as primeiras 15 Estações Náuticas de Portugal

Cerimónia Pública de Certificação teve lugar no dia 16 de novembro, Dia Nacional do Mar, no âmbito da 8ª edição do Business2Sea, que decorreu de 14 a 16 de novembro, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

15 territórios no continente, distribuídos pelo litoral (portos, marinas, praias, lagoas, rias) e pelo interior (albufeiras de barragens, rios, lagos, praias fluviais), envolvendo 43 municípios, 3 Comunidades Intermunicipais, em cerca de 500 parceiros, dos quais quase 300 são empresas (60%), foram certificados enquanto “ESTAÇÕES NÁUTICAS DE PORTUGAL”.

A entidade certificadora, a Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar, reconhecida pelo Estado Português como dinamizadora do Cluster do Mar, lançou no dia 1 de março de 2018, um processo de certificação de Estações Náuticas tendo recebido 17 candidaturas.

A avaliação foi efectuada por uma comissão que integra: representantes de associações empresariais dos Portos e Marinas, dos cruzeiros, da animação turística e dos eventos; representante da ANMP - Associação Nacional de Municípios Portugueses; representantes dos ministérios do Mar, do Turismo e da Educação e representante da FEDETON – Federação Europeia de Destinos Turísticos Náuticos.

A rede nacional de ENP agora iniciada, integra a rede europeia coordenada pela FEDETON, da qual a Fórum Oceano é parte integrante e activa.

Recorde-se que Estação Náutica (EN) é uma rede de oferta turística náutica de qualidade, organizada a partir da valorização integrada dos recursos náuticos presentes num território, que inclui a oferta de alojamento, restauração, atividades náuticas e outras atividades e serviços relevantes para a atração de turistas e outros utilizadores, acrescentando valor e criando experiências diversificadas e integradas. Desta forma, a EN apresenta-se como uma plataforma de cooperação entre atores identificados com um território e que asseguram a oferta de um produto turístico.

Conheça as 15 ENP certificadas aqui.