Roadmap para a Economia do Mar e TICE: Que negócios?


No âmbito do projeto Platicemar, promovido pela Inova-Ria, conjuntamente com os parceiros Fórum Oceano, ACIFF, NERLEI e Sines Tecnopolo, realizou-se o 'Roadmap para a Economia do Mar e TICE: Que negócios?', no dia 10 de julho, nas instalações da SPI - Sociedade Portuguesa de Inovação, no Porto.
 
A sessão iniciou com uma apresentação sobre o Platicemar, dinamizada pela Fórum Oceano, com destaque para os objetivos e atividades a desenvolver durante o período de execução do projeto, designadamente, o Concurso de Ideias de Negócio, que visa promover o empreendedorismo e a inovação e estimular o desenvolvimento de conceitos de negócio com base na aplicação das TICE em setores emergentes da Economia do Mar.
 
Seguiu-se a intervenção de Augustin Olivier, Head of Business Development no INESC TEC, subordinada ao tema “Encontrar oportunidades para as TICE olhando para os índices de produtividade sectoriais”.
 
O Roadmap terminou com a apresentação “Acelerar negócios na Economia do Mar e nas TICE”, realizada pela SPI, que, com base nos contributos recolhidos durante as atividades já promovidas no âmbito do Platicemar, nas zonas geográficas dos parceiros do projeto (Porto, Ílhavo, Figueira da Foz, Peniche e Sines), e através das entrevistas realizadas junto de stakeholders, enumerou um conjunto de desafios e soluções na aplicação das TICE à Economia do Mar.
 
Recorde-se que foram igualmente dinamizados Roadmaps pelos restantes parceiros do projeto, nos seus respetivos territórios.

Saiba mais sobre o Platicemar.