Fórum Oceano recebe 17 candidaturas para certificação de Estações Náuticas
 

 

Na primeira fase de candidatura para a certificação das Estações Náuticas de Portugal (ENP), que terminou no dia 30 de junho, a Fórum Oceano recebeu 17 candidaturas, envolvendo territórios do litoral e do interior, de norte a sul do país, de regiões transfronteiriças, em torno do Mar, de marinas e portos de recreio, de rias, de albufeiras, de barragens, de rios e de praias fluviais.
 
Com diferentes configurações, as candidaturas apresentadas contam com a participação de mais de 500 entidades, entre municípios, comunidades intermunicipais, associações empresariais, sociais e humanitárias, entidades de turismo nacionais e regionais, instituições de ensino e formação, federações desportivas, clubes náuticos, empresas, administrações portuárias, autoridade marítima nacional, entre outros.
 
O número e a diversidade de candidaturas refletem a capacidade de mobilização e envolvimento dos territórios neste processo de certificação, antevendo a constituição de uma rede alargada de Estações Náuticas, num modelo que implica a existência de uma Entidade Coordenadora e de um Conselho de Estação Náutica, autêntico fórum local/regional de enquadramento ao desenvolvimento estratégico participado da ENP.
 
As candidaturas serão agora submetidas à apreciação da Comissão de Avaliação, composta por um conjunto de entidades representantes da administração pública central e local, operadores marítimo-turísticos e outras entidades representativas do setor.
 
A cerimónia de certificação das ENP decorrerá no âmbito da 8ª edição do Business2Sea - Fórum do Mar 2018, no dia 16 de novembro, Dia Nacional do Mar, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. Beneficiando da participação da Fórum Oceano na FEDETON – Federação Europeia de Destinos de Turismo Náutico, as Estações Náuticas certificadas integrarão a rede Europeia de Estações Náuticas.
 
Este processo conta com o envolvimento do Ministério do Mar, através da DGPM, da Secretaria de Estado do Turismo, através do Turismo de Portugal e do Ministério da Educação, através da DGE.
 
Recorde-se que a Fórum Oceano lançou no dia 1 de março de 2018, na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, a primeira fase de candidatura para a certificação das ENP, tendo, ao longo dos meses que se seguiram, realizado um conjunto de sessões informativas de norte a sul de Portugal.
 
Toda a informação sobre as ENP pode ser consultada aqui.