A Fórum Oceano acolheu o segundo Steering Committee Meeting do projeto IN 4.0
 
O consórcio do projeto IN 4.0 reuniu em Leça da Palmeira, nos dias 28 e 29 de junho. A sessão de trabalho foi acolhida pela Fórum Oceano e reuniu parceiros de Portugal, Espanha, França, Irlanda e Reino Unido.

O primeiro dia do encontro começou com uma visita ao Porto de Leixões, guiada por Luís Marinho Dias e Jorge Cabral da APDL, associada da Fórum Oceano. Durante a visita, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer melhor o Porto que é atualmente o segundo maior Porto de Portugal. A visita terminou com uma passagem pelo novo Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.
 
No segundo dia, os parceiros discutiram o desenvolvimento e a metodologia das atividades do projeto, revendo o plano de trabalho. O consórcio definiu igualmente os próximos passos do IN 4.0.

Recorde-se que o projeto IN 4.0 - Adaptation of Industry 4.0 model to the naval sector - é co-financiado pelo programa Interreg Espaço Atlântico e tem como objetivo promover a modernização do setor naval através da implementação de ações que contribuam para transformar as PME’s desta indústria em 4.0, identificando barreiras que impedem a inovação do modelo de negócio do setor naval, melhorando os processos produtivos das empresas, transformando os sistemas de organização do trabalho, conhecimento e comercialização, e formando os colaboradores para novas funções/atividades/tarefas.

O projeto é liderado pela Deputación Provincial de Pontevedra, localizada na Galiza e tem um orçamento de 2.5 milhões de euros, para investir ao longo de 3 anos. O consórcio é ainda composto pelas seguintes entidades: Fórum Oceano (Portugal), Bretagne Pôle Naval (França), Cork Institute of Technology (Irlanda), Asociación Cluster del Naval Gallego (Espanha), University of Strathclyde (Reino Unido), Foro Marítimo Vasco (Espanha), Pôle de compétitivité EMC2 (França), Asociacion de Industriales Metalúrgicos de Galicia (Espanha), High Speed Sustainable Manufacturing Institute Ltd. (Reino Unido).