Missão Empresarial proporciona uma centena de encontros de negócio entre organizações portuguesas e americanas
 
    
29 de março 2018

A conferência sobre oportunidades de parceria e financiamento na Economia Azul e os encontros de negócios realizados no âmbito da Missão Empresarial do BlueTech Cluster de San Diego (Estados Unidos da América), The Maritime Alliance, que a Fórum Oceano acolheu, no dia 23 de março, na sua delegação de Lisboa, reuniram dezenas de participantes, proporcionando 100 reuniões entre as organizações portuguesas e as americanas.
 
Entre representantes de empresas, organismos governamentais, instituições de ensino superior, instituições financeiras, associações, centros de investigação e desenvolvimento, investidores ou aceleradoras e incubadoras de empresas, foram vários os portugueses que participaram na iniciativa, aproveitando para conhecer os negócios norte-americanos, partilhar experiências, conhecimento e oportunidades de parceria.
Lisboa foi o último ponto de paragem da delegação norte-americana, composta por 13 organizações, que durante duas semanas viajou pela Europa, num périplo que incluiu paragens em Londres, Paris, Roma e Las Palmas. De acordo com o fundador e presidente do ‘The Maritime Alliance’, Michael Jones, tratou-se de uma viagem proveitosa, que permitiu a identificação de diversas oportunidades, sobretudo pela diversidade de negócios que integraram a missão.
 
“As nossas empresas são extraordinariamente variadas. Temos desde sorventes à base de algas, sistemas de previsão das condições climáticas, sistemas de propulsão subaquáticos ou cibersegurança. Portanto, as necessidades e os interesses de parceria são bem distintos”, explica o responsável, lembrando que o verdadeiro desafio será perceber, dentro de 6 ou 12 meses, que parcerias ou acordos foram concretizados.
 
Sobre a visita a Lisboa Michael Jones relembrou que a colaboração com a Fórum Oceano na procura de oportunidades de negócio tem sido importante. “Não teríamos vindo, se não tivéssemos um parceiro”. Para o presidente do BlueTech Cluster norte-americano, a Fórum Oceano e o ‘The Maritime Alliance’ mantêm não só uma relação bilateral como multilateral, fazendo menção à participação de ambos os Clusters na Blue Tech Cluster Alliance (BTCA), uma rede transatlântica de Clusters Marítimos europeus e norte-americanos, composta por Clusters de Portugal, Espanha, França, Reino Unido, Irlanda, Canadá e EUA.
 
Recorde-se que a conferência contou com a presença da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, do presidente da Fórum Oceano, António Nogueira Leite e do presidente da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Vasco Rato. Os painéis tiveram como oradores Lora Baker, Commercial Counselor na Embaixada dos Estados Unidos da América, em Lisboa, Nuno Lúcio, Administrador da Agência Nacional de Inovação (ANI), Miguel Fontoura, Diretor da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Ruben Eiras, Diretor-Geral de Política do Mar (DGPM), Joaquim Souza, Presidente Executivo da Caixa Banco de Investimento (Caixa Geral de Depósitos) e André Navarro, Global Head Investment Banking no MilleniumBCP.
 
A missão empresarial foi organizada conjuntamente pela Fórum Oceano e pelo The Maritime Alliance, contando com o apoio institucional do Ministério do Mar, em coorganização e com o patrocínio da Direção-Geral de Política do Mar, da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e da Embaixada dos Estados Unidos da América, em Lisboa. Os encontros de negócio foram promovidos em parceria com a Agência Nacional de Inovação e a Enterprise Europe Network (EEN). 
 

Organizações norte-americanas que integraram a missão:
 
The Maritime Alliance
Earthwise Sorbents
Gnostech Inc.
Halo Maritime Defense Systems
Innerspace Corporation
Marine Construction Technologies
OceanManager
PowerDocks
Resolute Marine Energy
XST
Swift Engineering
Sea
Cardinal Point Captains

   


   

Consulte o Dossier de Informação sobre a Missão Empresarial aqui.