Universidade Itinerante do Mar






A Fórum Oceano apoia a associada Universidade do Porto (UP) na operação do Projeto Universidade Itinerante do Mar desde 2012.
 
A Fórum Oceano procede também à divulgação do projeto junto dos seus associados e parceiros, quer para fomento das relações entre as entidades de ensino superior (e entre os alunos participantes), quer através da inclusão de ações no programa formativo que fomentem a interação entre o setor empresarial e o setor do conhecimento.

Ao abrigo do acordo com a UP, os alunos das instituições de ensino superior associadas da Fórum Oceano têm condições mais favoráveis de participação no projeto.
 
 

UIM
 
O Projeto Universidade Itinerante do Mar (UIM) foi criado em 2006 a partir da iniciativa conjunta da Universidade do Porto (UP) e da Universidade de Oviedo (UO), tendo sido posteriormente valorizado com a participação da Escola Naval (EN).

Estas três entidades trabalham em equipa com o objetivo de proporcionar a estudantes do Ensino Superior, de qualquer área do saber ou ciclo de estudos, uma experiência de formação rica e diversificada, envolvida num ambiente multidisciplinar e em cooperação, onde a componente principal é dar plena propriedade ao lema da UIM:
Conhecimento e Aventura.
 

Cada Curso UIM desdobra-se em três ciclos principais: Preparação, Realização e Conclusão:

 
Ciclo de Preparação Ciclo de Realização Ciclo de Conclusão
Efetuam-se encontros entre as três entidades organizadoras e os estudantes universitários, e também ações de formação em ambiente académico.







 
Tem como principais componentes os momentos de Navegação (Curso de Mar) e de Formação Académica quer a bordo do Navio quer nos locais visitados, quando atracados.






 
Desenvolvimento e apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos, de acordo com a temática anual de cada campanha da UIM. A avaliação positiva do projeto (analisada por um júri definido anualmente da UP) equivale à creditação de ECTS no Currículo Académico dos alunos da Universidade do Porto e demais universidades que se aliem ao projeto.
 



    » Saiba mais sobre o projeto.

    » Exemplo de um dia a bordo ...
  
   » Siga as notícias do projeto.