Desafios do Mar 2030


O documento "Desafios do Mar 2030" integra o resultado do conjunto de trabalhos realizados pelo Cluster do Mar Português com vista à identificação dos principais desafios que se colocam à Economia do Mar no prazo de 2030. A oportunidade e a relevância da iniciativa justificam-se não só pela necessidade de atualização dos trabalhos realizados anteriormente sobre os “Desafios do Mar 2020”, mas também pelo facto de estar em preparação de um novo ciclo de fundos comunitários para o período 2021-27.

O lançamento dos trabalhos de preparação dos “Desafios do Mar 2030” ocorreu no Business2Sea de 2018, nalguns dos workshops então realizados foi possível identificar um conjunto de desafios gerais e transversais às diferentes fileiras da economia do Mar. Este trabalho foi prosseguido, no decurso de 2019, com a preparação e realização de um conjunto de workshops organizados por fileira, que contaram com a participação de associados da Fórum Oceano e de um conjunto de outras organizações – empresas, centros de I&D e da Administração Pública Local – convidadas.

O resultado dos workshops, preparado com a colaboração voluntária da PWC, associada da Fórum Oceano, foi validado pelos respetivos participantes e organizado no corpo do presente documento. Os resultados são apresentados segundo as principais fileiras de atividade económica que organizam a economia do Mar. Os desafios identificados não esgotam o tema dos desafios que se colocam à economia do Mar, mas expressam o resultado de um trabalho sistemático de organização de informação, de escuta de um conjunto relevante de parceiros e constitui um corpo de orientações para a ação do Cluster e dos seus membros.


Documento



Desafios do Mar 2030 



Desafios do Mar 2020

A atividade teve início em 2012 e consiste na realização de diversos workshops, com a participação de associados e de outros parceiros representantes de diversas fileiras, com o objetivo de analisar os dados económicos da cadeia de valor e de avaliar os principais constrangimentos, potenciais e oportunidades de desenvolvimento.
 
O documento “Desafios do Mar 2020” reflete a informação compilada ao longo dos diversos workshop ocorridos desde 2012. A apresentação da primeira edição realizou-se a 9 de março de 2013 e em 2015 foi lançada a segunda edição, com a revisão da informação do documento e a inclusão de uma nova fileira.
 
A realização desta atividade contou com o apoio da PwC – PricewaterhouseCoopers Portugal e o cofinanciamento do programa operacional fatores de competitividade COMPETE.

 

Documentos