Fórum Oceano e Blue Action Lab colaboram para promover uma economia azul resiliente e sustentável

A Fórum Oceano e o Blue Action Lab (Action Lab), o Hub da Economia Azul em Freeport, Bahamas, assinaram um MoU. O documento estabelece um quadro estratégico para a cooperação e a implementação de atividades de interesse comum para a promoção da Economia Azul ESG.
 
O MoU reforça a relação de cooperação entre a Fórum Oceano e o Action Lab, potenciando oportunidades de negócio e parceria para os membros de ambas as organizações, e aproximando os atores de Portugal e das Bahamas.
 
Entre as principais iniciativas, a Fórum Oceano e o Action Lab promoverão atividades de networking, facilitarão a transferência de tecnologia e a realização de missões, desenvolverão programas relevantes para os seus respetivos membros e contribuirão para a construção de um ecossistema de financiamento azul robusto. Além disso, ambas as organizações identificarão oportunidades de financiamento e apoiarão incubadoras e aceleradoras que ajudam a impulsionar a inovação nas diferentes fileiras da Economia Azul.
 
Rupert Hayward, presidente e fundador do Blue Action Lab, explica: “O Action Lab tem o gosto de ter a Fórum Oceano como parceira na sua missão de criar um modelo para que a Economia Azul ESG prospere nas Bahamas e em outras comunidades insulares. A rede da Fórum Oceano em Portugal e em outras partes da Europa representará uma poderosa parceria transatlântica onde as empresas da Economia Azul e as suas tecnologias podem ser compartilhadas para criar um futuro próspero, sustentável e inclusivo para comunidades ameaçadas pelo clima em todo o mundo”.
 
“O Action Lab é um parceiro estratégico do Projeto AspBAN, co-liderado pela Fórum Oceano, que visa contribuir para a construção de um "Atlantic Blue Silicon Valley" ao reunir stakeholders estratégicos como Portos, Empresas, Start-ups, Universidades e Entidades Financeiras. Neste contexto, este MoU constituí um passo importante uma vez que, ligados pelo Oceano, a Fórum Oceano e o Action Lab partilham um objetivo comum: construir uma Economia Azul forte e sustentável, orientada pela abordagem ESG, que responda de forma eficaz a questões estruturantes, como as mudanças climáticas, e ao mesmo tempo promova novos negócios e oportunidades”, afirma Ruben Eiras responsável pelas áreas do Empreendedorismo, Inovação, Investimento e Financiamento da Economia Azul na Fórum Oceano.

Consulte aqui a Nota de Imprensa sobre a colaboração entre a Fórum Oceano e o Action Lab.