Ministério da Economia e da Transição Digital reconhece Polo de Inovação Digital da Economia Azul

O Portugal Blue Digital Hub é um dos 11 Polos de Inovação Digital que constituem a Rede Nacional de Digital Innovation Hubs, conforme despacho do Gabinete do Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, publicado no dia 25 de junho de 2021. O Polo é coordenado pela Fórum Oceano, entidade responsável pela gestão do Cluster do Mar Português. 
 
Entre Centros de Interface Tecnológico, CoLABs, Centros de IDT, Instituições de Ensino Superior, Empresas e Associações Empresariais e entidades da Administração Pública, o Polo de Inovação Digital da Economia Azul reúne uma rede de 60 parceiros nacionais, contando ainda com o apoio de organizações internacionais, de países como Espanha, Bélgica, Noruega e Suécia.
 
O Portugal Blue Digital Hub tem como objetivo catalisar a transformação digital do Cluster do Mar Português, estimulando o empreendedorismo e a atração de investimento estrangeiro para o setor, assim como a qualificação e a formação em competências digitais, com especial foco no desenvolvimento de serviços baseados em inteligência artificial. Em simultâneo, o Polo também se focará na promoção da digitalização do setor público na área do Mar.
 
"O Portugal Blue Digital Hub estabelece-se como uma rede colaborativa, ampla, que envolve no seu consórcio uma diversidade de organizações e que tem a ambição de contribuir para uma transformação digital significativa do Cluster do Mar Português capaz de responder às necessidades das PME e das entidades da Administração Publica, contribuindo igualmente para a criação de novas indústrias digitais", explica Rui Azevedo, Secretário-geral da Fórum Oceano.
 
O reconhecimento do Polo de Inovação Digital da Economia Azul permitirá ainda o acesso à Rede Europeia de Polos de Inovação Digital, cujo concurso deverá abrir brevemente.