Fórum Oceano e Governo Regional da Madeira assinam Protocolo de Cooperação para a dinamização da Economia Azul Sustentável na Região

Relação de Cooperação tem como meta a estruturação de um Cluster Regional da Economia do Mar Sustentável na Madeira no contexto global do Cluster do Mar Português
 
 
Esta terça-feira, dia 8 de junho, Dia Mundial dos Oceanos, a Fórum Oceano, entidade responsável pela gestão do Cluster do Mar Português, e o Governo Regional da Madeira assinaram um Protocolo de Cooperação para promover a inovação empresarial e a atração de investimento, contribuindo para a afirmar a Região Autónoma da Madeira como Região business friendly na dinamização da Economia Azul Sustentável.
 
Neste sentido, prevê-se a concretização de um conjunto de iniciativas com vista ao reforço das vantagens competitivas da Região Autónoma da Madeira e da sua atividade económica instalada, designadamente, ações de capacitação empresarial, ações de promoção ou ações de informação e aconselhamento em inovação e transferência de tecnologia.
 
Da relação de cooperação entre a Fórum Oceano e o Governo Regional da Madeira prevê-se ainda o estímulo ao desenvolvimento de projetos que promovam um ecossistema de inovação e de atração de atividades de elevado valor acrescentado, intensivas em conhecimento, tecnologia e inovação, e com forte interação com entidades do sistema científico e tecnológico, contribuindo para a valorização da atividade económica, geração de riqueza e emprego qualificado em diferentes setores da Economia Azul Sustentável da Região Autónoma da Madeira.
 
«A Fórum Oceano está altamente motivada na celebração deste protocolo de cooperação com o Governo Regional da Madeira. A Região Autónoma da Madeira possui um elevadíssimo potencial para se tornar um exemplo de sucesso demonstrador da Economia Azul sustentável, em diversas frentes, contribuindo de forma decisiva para a diversificação da economia regional, em segmentos de alto valor acrescentado. Com efeito, a Madeira pode afirmar-se como um ‘player’ relevante na aquacultura sustentável offshore, em toda a sua cadeia de valor, bem como criar um vibrante ecossistema de start-ups de serviços digitais para as várias áreas do Mar – como o shipping -, aproveitando as vantagens do cabo EllaLink, ao qual a Região está conectada», sublinha o Professor António Nogueira Leite, Presidente da Fórum Oceano.  
 
«O Governo Regional da Madeira está altamente empenhado na dinamização e diversificação da economia do mar na Região. A celebração do protocolo de cooperação com a Fórum Oceano tem como objetivo alavancar a criação de um cluster regional de excelência europeia e mundial, um exemplo a seguir em outros territórios insulares do mundo. Já temos um setor marítimo-turístico bastante desenvolvido, mas temos de ir mais longe. A Economia Azul sustentável é um mar de oportunidades e a Região tem muitas valências para criar um cluster competitivo nesta área, em diversos setores, como o alimentar, o digital, a construção naval modular, as energias renováveis e também na inovação da conservação marinha, com a emissão de uma «blue bond» para financiar a futura reserva natural das Ilhas Selvagens. Vamos fazer uma nova economia do mar, inovadora e sustentável», frisa a Presidência do Governo Regional da Madeira.