Comissão Europeia divulga Comunicação sobre nova abordagem para a Economia Sustentável da UE

A Comissão Europeia divulgou esta segunda-feira, dia 17 de maio, uma Comunicação (COM(2021) 240 final) sobre a nova abordagem para uma Economia Azul Sustentável na União Europeia. O desenvolvimento sustentável da Economia Azul é entendido como essencial para alcançar os objetivos do Pacto Ecólogico Europeu (European Green Deal) e para assegurar uma recuperação verde e inclusiva pós-pandemia. 

A Comunicação estabelece uma agenda detalhada para que a Economia Azul contribua para:
Esta Comunicação vem substituir a Blue Growth communication de 2012. 

Mais informação sobre a divulgação da Comunicação pode ser consultada aqui.

A Comunicação COM(2021) 240 final pode ser consultada aqui.


Novas orientações para uma Aquacultura mais sustentável e competitiva

A Comissão Europeia também divulgou, no dia 12 de maio, novas orientações estratégicas para uma Aquacultura na UE mais sustentável e competitiva, para o período de 2021 a 2030. As orientações proporcionam uma visão comum para o setor de forma a que o mesmo contribua diretamente para o Pacto Ecológico Europeu e, em particular, para a Estratégia do Prado ao Prato (From Farm to Fork). As orientações ajudarão o setor europeu da Aquacultura a tornar-se mais competitivo e resiliente e a melhorar o seu desempenho ambiental e climático.

A COM(2021) 236 final - Orientações estratégicas para uma aquicultura na UE mais sustentável e competitiva para o período de 2021 a 2030 - pode ser consultada aqui.