Fórum Oceano e World Ocean Council assinam Memorando de Entendimento para a promoção e desenvolvimento sustentável da Economia Azul

O documento estabelece um quadro estratégico para a cooperação entre a Fórum Oceano e a organização mundial, com sede nos EUA, World Ocean Council (WOC). O objetivo é desenvolver e implementar um conjunto de iniciativas de interesse comum, que contribuam para o desenvolvimento sustentável da Economia Azul não só em Portugal, como na Europa, Estados Unidos da América e outros países.
 
Entre as principais ações a realizar, as duas organizações promoverão atividades de networking e contacto direto entre atores, e apoiarão iniciativas para o desenvolvimento de um ecossistema forte de financiamento azul.
 
Ruben Eiras, responsável pelas áreas do Empreendedorismo, Inovação, Financiamento e Investimento da Economia Azul da Fórum Oceano, será o ponto focal do WOC no quadro deste MoU.
 
Recorde-se que em janeiro de 2021, a Iniciativa da Comissão Europeia BlueInvest, em coorganização com a Fórum Oceano e o World Ocean Council, promoveu a primeira “BlueInvest Virtual Ocean Funds Roundtable”. 
 
O World Ocean Council (WOC) - www.oceancouncil.org - é uma organização mundial e multissetorial, que se dedica à promoção do desenvolvimento de negócios e investimento na área do Mar, comprometendo-se com uma perspetiva “Corporate Ocean Responsibility”. Com enfoque no setor privado, atua segundo uma abordagem transversal para responder aos desafios do desenvolvimento sustentável do Oceano. O seu portefólio de membros integra atualmente mais de 80 empresas líderes em diferentes fileiras do Mar. O WOC conta ainda com uma rede que inclui mais de 34 mil stakeholders de todo o mundo.