Projeto Space2Waves lança programa de internacionalização para PMEs Europeias

Terá lugar no próximo dia 4 de fevereiro, quinta-feira, a sessão de lançamento do Programa de Internacionalização do projeto europeu Space2Waves, cofinanciado pelo programa COSME e do qual a Fórum Oceano é parceira. A sessão constituirá um momento para conhecer em detalhe os objetivos e as ações do referido programa, e contará com a participação de representantes da Comissão Europeia (DG DEFIS) e do consórcio do projeto. A sessão é reservada às empresas que participam no projeto.
 
O Programa de Internacionalização do Space2Waves apoiará 30 PMEs europeias que utilizam tecnologias inovadoras de observação da Terra para o desenvolvimento de soluções aplicáveis à área do Mar, em setores como Pesca, Aquacultura, Vigilância, Alterações Climáticas, Infraestruturas Portuárias ou Transporte Marítimo. As empresas foram selecionadas no âmbito de um concurso promovido pelo consórcio do projeto no final de 2020, e usufruirão de um conjunto de iniciativas, com o objetivo de alavancar o desenvolvimento das suas soluções, facilitando o acesso a mercados internacionais, designadamente Austrália, África do Sul, Canadá e Emirados Árabes Unidos. Entre as ações previstas, destaca-se a realização de workshops focados nas oportunidades de crescimento nas áreas Espacial e Mar, sessões de mentoria individuais e missões de matchmaking de 3-5 dias nos países referidos.
 
Recorde-se que Space2Waves dá continuidade ao projeto SpaceWave, que desenvolveu uma estratégia de internacionalização para acelerar a implementação global de tecnologias de Observação da Terra na área da Economia Azul e para apoiar a competitividade das PMEs europeias. O projeto tem a duração de 24 meses e reúne 6 Clusters europeus com experiência na áreas Espacial e Mar. Saiba mais sobre o projeto aqui.