10ª edição do Business2Sea colhe interesse internacional e contabiliza inscrições de mais de três dezenas de países

A Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar, entidade responsável pela gestão do Cluster do Mar Português, e a Fundação CETMAR – Centro Tecnológico do Mar da Galiza, promoveram a 10ª edição do Business2Sea, entre os dias 16 e 20 de novembro. O evento decorreu em formato integralmente virtual e privilegiou a temática “A Economia do Mar no EU Green Deal” (Pacto Verde Europeu).
 
A escolha deste tema assume especial relevância atendendo ao contexto atual e num momento em que o Mundo, e em particular a Europa, define estratégias e lança as bases para a retoma das diversas atividades económicas, incluindo os setores ligados ao Mar, com enfoque na sustentabilidade e transformação digital.
 
Com início no dia 16 de novembro, Dia Nacional do Mar, o Business2Sea arrancou com uma Conferência dedicada ao financiamento da Economia Azul, com a presença do Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, do Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, e da Secretária Geral das Pescas do Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação do Governo de Espanha, Alicia Villauriz. O evento encerrou no dia 20 de novembro com uma Conferência sobre o Pacto Verde Europeu, que contou com a presença do Ministro do Ambiente e Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, e da Secretária Geral da Consellaría del Mar da Xunta da Galicia, Silvia Cortiñas.
 
O programa do evento englobou ainda um conjunto de Conferências e Workshops temáticos, Encontros de Negócio (B2B meetings) e sessões de pitching organizadas no âmbito das “Curtas do Mar” - que este ano foram disponibilizadas em formato vídeo através do website do Business2Sea (www.business2sea.org).
 
A edição de 2020 do Business2Sea contou com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República e o Apoio Institucional do Ministério do Mar, Soja de Portugal, APDL, Docapesca, Secretaria Geral das Pescas do  Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação do Governo de Espanha, Xunta da Galicia, Instituto de Investigação Marinha do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galicia-Norte de Portugal e bancos ABANCA e BNP Paribas.
 
O evento constituiu, à semelhança das edições anteriores, um momento relevante de intercâmbio e de cooperação. Apesar das condicionantes impostas pela pandemia, a organização do Business2Sea em formato online facilitou a participação de stakeholders de diferentes países, em representação de Empresas, Universidades e Centros de Investigação, Administração Pública, Clusters e outras entidades. Ao todo, o evento registou a inscrição de 566 participantes, provenientes de 33 países, gerando mais de 900 participações na componente de Conferências e Workshops.

Em números:
  • 566 inscritos
  • 33 países
  • 911 participações na componente de Conferências e Workshops
  • 17 Encontros de Negócio
  • 32 Curtas do Mar

Ligações relevantes: