Covid-19


A evolução da Pandemia Covid-19, com um impacto significativo nos diferentes setores de atividade, exigiu o desenvolvimento e o lançamento de medidas que possam ajudar a responder aos desafios colocados pelo surto.

Neste contexto, a Fórum Oceano, enquanto entidade dinamizadora do Cluster do Mar Português, reúne nesta página um conjunto de informação sobre medidas e iniciativas de resposta à Covid-19, que se configuram de interesse para os Associados do Cluster e demais Comunidade Marítima. 


A Fórum Oceano, enquanto entidade gestora do Cluster do Mar Português realizou, entre abril e maio, um programa de workshops e reuniões à distância envolvendo associados e outros stakeholders para avaliar o impacto da crise provocada pelo surto do novo coronavírus nas diferentes atividades que integram a economia do Mar.

As sessões tiveram por objetivo identificar os principais impactos da crise, conhecer a opinião quanto à pertinência das medidas já tomadas pelo Governo e recolher propostas e sugestões de medidas que possam vir a ser ponderadas para melhor ultrapassar as necessidades e minimizar os efeitos da crise.

Consulte aqui o Relatório de Conclusões.


*Fotografia de um dos workshops realizados no âmbito da elaboração do documento "Desafios do Mar 2030", em setembro de 2019.

O Governo de Portugal anunciou um conjunto de medidas excecionais de apoio para a área do Mar e para Empresas.

  • Conheça aqui as medidas de apoio às startups. 
  • Conheça o Programa ‘ADAPTAR’ - Sistema de Incentivos à segurança nas micro, pequenas e médias empresas, no contexto da doença COVID-19.

A Comissão Europeia anunciou medidas de apoio às Pescas e Aquacultura, no âmbito do FEAMP. Saiba mais aqui
  • A Comissão Europeia aprovou uma linha de crédito de 20 milhões de euros para apoiar o setor das pescas e da aquacultura em Portugal. Saiba mais aqui.

  • A Fundação para a Ciência e a Tecnologia e Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica, em parceria com as autoridades de saúde e instituições de investigação científica, públicas e privadas, lançaram o portal “Science 4 COVID19”. O objetivo é mobilizar as comunidades científicas em torno de projetos e atividades conjuntas de Investigação e Desenvolvimento que visem o combate à pandemia COVID-19.

  • Turismo de Portugal cria Selo “Estabelecimento Clean & Safe” para as empresas do Turismo. Saiba mais.



Consulte outras páginas web com informação útil sobre a resposta à Covid-19:
 
- Comissão Europeia
- Governo de Portugal
- IAPMEI
- aicep Portugal Global
- ANI
- FCT