Stakeholders portugueses contribuem para o processo de cooperação no Mediterrâneo Ocidental

A Fórum Oceano, Ponto Focal de Portugal, promoveu o Evento Nacional da Iniciativa WestMED no dia 27 de fevereiro, em Lisboa. O evento, intitulado “Jornada com Stakeholders sobre Cooperação Inter-regional Atlântico e Mediterrâneo Ocidental”, contou com a colaboração da Direção-Geral de Política do Mar e do Ponto Focal Nacional do Mecanismo de Assistência ao Plano de Ação da Estratégia do Atlântico, reunindo mais de 35 stakeholders portugueses.
 
A Jornada teve como objetivo promover a apresentação das iniciativas para o Atlântico e Mediterrâneo Ocidental, respetivos programas e trabalhos em curso, bem como explorar potenciais sinergias. O evento contemplou uma sessão plenária e um conjunto de workshops paralelos, organizados de acordo com as áreas temáticas Transporte/Green Shipping, Turismo, Aquacultura e Inovação e Tecnologias Marinhas.
 
As sessões de trabalho em grupo tiveram como objetivo sinalizar os interesses dos atores nacionais relativamente a temáticas, projetos e parcerias que favoreçam a sua participação no processo de cooperação no Mediterrâneo Ocidental. O evento foi ainda importante para alinhar perspetivas e estratégias entre os parceiros nacionais.
 
Além de refletirem e discutirem sobre as propostas de projeto em curso em cada uma das áreas prioritárias, os atores nacionais identificaram novas ideias, alimentando o debate em torno de temas relacionados que se poderão vir a inscrever nos trabalhos da Iniciativa.