Projeto CONSORTEX promove a criação de seis consórcios exportadores com o envolvimento de empresas de cinco países do espaço Atlântico

O Projeto é cofinanciado pelo programa INTERREG Espaço Atlântico e tem como objetivo promover a internacionalização e a competitividade da fileira das Indústrias Navais em Portugal, Espanha, França, Reino Unido e Irlanda.
 
Arranca esta terça-feira, dia 19 de novembro, a primeira ronda de reuniões com as empresas interessadas em integrar os Consórcios Exportadores Inter-regionais, que serão criados no âmbito do Projeto CONSORTEX.
 
Ao longo dos últimos meses, os parceiros deste projeto promoveram a realização de um inquérito junto das empresas do Setor Naval, nos seus respetivos países. Do contacto com os empresários e dos dados recolhidos através do inquérito foi possível identificar 35 empresas com potencial interesse em fazer parte dos Consórcios.
 
O CONSORTEX tem prevista a criação de seis consórcios constituídos por PME europeias especializadas no fornecimento de soluções para embarcações e estruturas marítimas (Deck, Projeto Naval, Alojamento, Casa das Máquinas, Ponte e Plataformas Energéticas Marinhas). Os parceiros do projeto estão empenhados em reunir as PME do Setor Naval do Espaço Atlântico, promovendo a colaboração entre si. Ao fazer parte de um consórcio de exportação, as empresas mantêm a sua autonomia e podem partilhar conhecimento e meios financeiros para alcançar o mercado internacional.
 
O primeiro conjunto de reuniões tem como objetivo promover a apresentação da metodologia de incorporação dos Consórcios Exportadores, colocando as empresas dos diferentes países em contacto. Os encontros serão igualmente importantes para que cada uma das PME se possa apresentar, dando a conhecer as suas expetativas, dúvidas, objetivos e estratégia de mercado.
 
Algumas das sessões poderão ainda contar com a presença de um especialista jurídico que esclarecerá todas as questões relacionadas com a criação de Consórcios Exportadores Inter-regionais e quais as principais vantagens das empresas trabalharem em conjunto para alcançarem o mercado internacional.
 
Concluída a primeira ronda de reuniões, as empresas envolvidas nos Consórcios Deck, Vessel Design, Accommodation, Engine Room, Bridge e Marine Power Plants participarão num segundo encontro, agendado para fevereiro de 2020, com o objetivo de começar a delinear o Plano de Negócios do respetivo Consórcio.
 
Os Consórcios deverão estar formalmente constituídos em maio de 2020, aquando da realização da Sessão Plenária dos Consórcios Exportadores Inter-Regionais, promovida pelos parceiros do CONSORTEX por ocasião da feira NAVALIA, em Vigo.
 
Recorde-se que o projeto CONSORTEX é liderado pelo Foro Marítimo Vasco, contando com os parceiros Fórum Oceano - Associação da Economia do Mar, Associação das Indústrias Navais, Cork Institute of Technology, National Maritime, Clúster del Sector Naval Gallego e Bretagne Pôle Naval. Com um orçamento superior a 1,6 milhões de euros e um incentivo FEDER, através do programa INTERREG Espaço Atlântico, de quase 1,3 milhões de euros, o CONSORTEX terminará em junho de 2020.

Mais informação sobre o CONSORTEX em www.consortex.eu