Desafios do Mar 2030: Sessões de trabalho começam em setembro

No âmbito dos trabalhos de animação do Cluster do Mar Português e do Plano de Ação aprovado em Assembleia Geral e com o objetivo de preparar o novo período de fundos comunitários, a Fórum Oceano está a promover um conjunto de encontros, envolvendo os stakeholders das diferentes fileiras da economia do Mar, tendo como intuito atualizar o documento anteriormente desenvolvido sobre os “Desafios do Mar 2020”. 

A Fórum Oceano lançou na edição de 2018 do Business2Sea um processo de trabalho com os seus associados e a comunidade marítima em geral para formular os principais desafios que se colocam à economia do Mar em 2030. O B2Sea de 2018 permitiu formular um primeiro conjunto de desafios de ordem geral que enquadram outros desafios mais específicos às diferentes fileiras. A partir destes resultados decidiu-se prosseguir o trabalho seguindo uma abordagem mais fina para as fileiras que integram o Cluster do Mar Português. Neste contexto programou-se um conjunto de workshops, que permite prosseguir o exercício de prospetiva fileira por fileira. Ao realizar estas jornadas de trabalho, a Fórum Oceano pretende ver refletidas as necessidades e expetativas para 2030 dos principais intervenientes das fileiras do Mar.

As sessões Desafios do Mar 2030 serão centradas na identificação dos principais desafios que se colocam a estas fileiras e de propostas de ação de interesse coletivo a desenvolver nos domínios da promoção do empreendedorismo, da inovação, da internacionalização, da formação e da competitividade em geral.


Desafios do Mar 2030 – Calendário indicativo dos workshops a realizar
Workshop Data Local
Pesca, Transformação, Conservação e Comercialização de Pescado 09.09.19 FO – Leça da Palmeira
Aquacultura, bio recursos e biotecnologia Azul 16.09.19 FO – Leça da Palmeira
Portos, Transportes Marítimos e Logística 19.09.19 FO – Leça da Palmeira
Indústrias navais e energias marinhas 25.09.19 AIN - Lisboa
Turismo Náutico 26.09.19 FO - Lisboa


À semelhança dos workshops promovidos no âmbito das sessões para preparação do documento “Desafios do Mar 2020”, os  atuais contarão também com o apoio da PwC. A sessão dedicada às fileiras das Indústrias Navais e Energias Marinhas é organizada em conjunto com a AIN – Associação das Indústrias Navais.