Ministério da Economia e Cluster do Mar Português assinam Pacto Setorial para a Competitividade e Internacionalização

A Assinatura do Pacto Setorial para a Competitividade e Internacionalização, a celebrar entre o Ministério da Economia e o Cluster do Mar Português, através da sua entidade gestora, a Fórum Oceano, terá lugar no próximo dia 11 de setembro, pelas 09h45, no Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro.
 
O acordo tem como objetivo promover a competitividade do setor da economia do Mar e reforçar a sua capacidade de resposta aos desafios atuais, através da definição de um conjunto de medidas e ações estratégicas. 
 
A Cerimónia de Assinatura dos Pactos Setoriais contará com a presença do Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, e do Presidente do IAPMEI, Nuno Mangas. A par do Cluster do Mar Português, serão igualmente celebrados Pactos Setoriais com mais nove Clusters de Competitividade, reconhecidos pelo IAPMEI no âmbito do Programa Interface. Recorde-se que, entre março e abril de 2019, o Governo assinou acordos com outros seis Clusters reconhecidos.
 
O programa da cerimónia encontra-se disponível aqui. A presença deve ser confirmada através do preenchimento do formulário de registo disponível aqui.
 
Os Pactos Setoriais para a Competitividade e Internacionalização corporizam um conjunto novas iniciativas em vários domínios:
 
Mais informação sobre os Pactos Setoriais em https://www.iapmei.pt/PRODUTOS-E-SERVICOS/Empreendedorismo-Inovacao/Eficiencia-Coletiva-e-Clusters/Pactos-Setoriais.aspx 
 
O Cluster do Mar Português é um Cluster de Competitividade reconhecido pelo Governo de Portugal em 2017, que dá continuidade ao Cluster do Conhecimento e da Economia do Mar reconhecido como Estratégia de Eficiência Coletiva em 2009. A Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar, associação privada sem fins lucrativos com o estatuto de entidade de utilidade pública, é a entidade responsável pela dinamização do Cluster.
 
Consulte o Documento Síntese da Candidatura "Cluster do Mar Português", apresentada ao IAPMEI para Reconhecimento como Cluster de Competitividade.