SHERPA DO MAR: Plataforma eurorregional de fomento da competitividade do meio marinho através do impulso a empresas de base tecnológica









 

O projeto SHERPA DO MAR tem como principal objetivo dinamizar a criação e consolidação de novas atividades empresariais intensivas em conhecimento no domínimo marítimo, na área de cooperação Galiza-Norte de Portugal, favorecendo a criação de emprego e o aumento da competitividade empresarial. 

O projeto é cofinanciado pelo FEDER ao abrigo do programa de cooperação INTERREG VA Espanha-Portugal (POCTEP) e pretende coordenar os recursos de apoio ao empreendedorismo existentes na área geográfica de cooperação, para promover a criação de uma rede de empreendedorismo de base tecnológica no setor marítimo e, consequentemente, contibuir para melhorar a competitividade das empresas existentes.

Esta iniciativa contará com o apoio das principais universidades e centros de investigação da eurorregião, que promoverão a capitalização das sinergias Universidade-Empresa e Empresa-Universidade, através da transferência de conhecimento. 

A par da concertação de ações, o projeto pretende ainda desenvolver um conjunto de iniciativas inovadoras para conseguir uma maior valorização desta plataforma de empreendedorismo. 

O SHERPA DO MAR é liderado pela Universidade de Vigo, contando com os parceiros Fórum Oceano, Consorcio Zona Franca de Vigo, Universidade de Santiago de Compostela, Universidade da Coruña, UPTEC, Universidade do Porto, CIIMAR e Axencia Galega de Innovación.

Custo Total: 997.184,82 €
Incentivo FEDER: 747.888,62 €

Período de execução: Maio de 2019 - Dezembro 2021 


Mais informação sobre o projeto aqui.