Fórum Oceano participa na quarta reunião de parceiros do projeto CONSORTEX

A Fórum Oceano marcou presença na quarta reunião de parceiros do projeto CONSORTEX, que teve lugar nos dias 3 e 4 de julho, em Vigo. Acolhido pelo Cluster Naval da Galiza, ACLUNAGA, o encontro contou com a participação de Carlos Garea, Project Manager do programa de financiamento Interreg Espaço Atlântico.
 
No 4º Steering Committee Meeting do CONSORTEX, os parceiros discutiram os avanços e a implementação do projeto, com enfoque no processo de constituição dos consórcios exportadores.
 
Recorde-se que o projeto CONSORTEX, cofinanciado pelo programa Interreg Espaço Atlântico, visa a constituição de consórcios exportadores, envolvendo PMEs das Indústrias Navais de Portugal, Espanha, França, Irlanda e Reino Unido, com o objetivo de potenciar a competitividade e a internacionalização do setor.
 
Nesse sentido, e com base nos contributos de um inquérito realizado nos países mencionados, visitas e reuniões com empresários das Indústrias Navais para dar a conhecer o objetivo do CONSORTEX, a parceria do projeto vai trabalhar na composição dos consórcios. Assim que estiverem concluídas as primeiras propostas, as empresas interessadas em integrar os consórcios serão convidadas a participar em reuniões a realizar no Espaço Atlântico, com início no último trimestre de 2019. Está prevista a realização de três encontros com cada um dos potenciais consórcios, com o intuito de trabalhar na sua definição e desenvolvimento.
 
A par da discussão sobre a execução do projeto, os parceiros tiveram ainda a oportunidade de visitar dois Estaleiros Navais centenários, situados na Galiza: Freire and Cardama. Ambos são especializados na construção, reparação e transformação de diferentes tipos de embarcação, desenvolvendo projetos um pouco por todo o mundo.
 
Mais informação sobre o CONSORTEX em: www.consortex.eu