Nova fase de candidatura para certificação de Estações Náuticas de Portugal até 31 de outubro

Os territórios que pretendam constituir-se como Estação Náutica, integrando a Rede “Estações Náuticas de Portugal” (ENP), poderão apresentar uma candidatura à Fórum Oceano, entidade responsável pela certificação, até 31 de outubro. A 3ª fase para submissão de candidaturas começou no dia 1 de julho.

A Rede “Estações Náuticas de Portugal” conta atualmente com 16 territórios certificados e um em fase final de certificação, no Continente, distribuídos pelo litoral e pelo interior, com o envolvimento de 52 municípios e 4 Comunidades Intermunicipais, contando com mais de 680 parceiros, dos quais mais de 60% são empresas. Até ao final de 2019, a Rede das ENP crescerá com a certificação de novos territórios, mobilizando mais de 800 entidades.
 
Na segunda fase de candidatura para a certificação, que terminou no dia 31 de maio, a Fórum Oceano recebeu 5 candidaturas, envolvendo a participação de 150 organizações, entre municípios, comunidades intermunicipais, associações empresariais e sociais, entidades de turismo regionais, instituições de ensino e formação, federações desportivas, clubes náuticos, empresas, administrações portuárias, autoridade marítima nacional, entre outros.

As candidaturas da 2ª fase serão agora analisadas pela Comissão de Avaliação, composta por representantes da Fórum Oceano,  Turismo de Portugal, I.P., ANMP - Associação Nacional de Municípios Portugueses, APECATE - Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos, ANC - Associação Nacional De Cruzeiros, APPR - Associação Portuguesa de Portos de Recreio, DGE - Direção-Geral de Educação, DGPM - Direção-Geral de Política do Mar do Ministério do Mar e FEDETON. 
 
As novas Estações Náuticas serão certificadas no 1º Encontro Nacional das Estações Náuticas de Portugal, que decorrerá no dia 12 de novembro, no âmbito da 9ª edição do Business2Sea/Fórum do Mar, evento organizado pela Fórum Oceano em colaboração com o CETMAR – Centro Tecnológico do Mar da Galiza. Em 2019, o evento terá lugar de 11 a 13 de novembro, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. 
 
As candidaturas apresentadas durante a 3ª fase seguirão o mesmo processo de avaliação, com momento de certificação ainda a definir.
 
Enquanto entidade certificadora das Estações Náuticas de Portugal, a Fórum Oceano definiu um plano de monitorização das ENP, que prevê ações como visitas de acompanhamento da Comissão de Avaliação aos territórios certificados, bem como o levantamento de necessidades de formação, para organização de sessões de capacitação dos atores envolvidos nas Estações Náuticas.  Ao longo das próximas semanas, a Comissão de Avaliação dará seguimento ao périplo de visitas iniciado no final de junho às Estações Náuticas de Portugal.
 
Recorde-se que as Estações Náuticas de Portugal integram o Sistema de Informação Geográfica do Turismo (SIGTUR) do Turismo de Portugal. A Rede ENP integra ainda a rede europeia coordenada pela FEDETON, da qual a Fórum Oceano é parte integrante e ativa.

Toda a informação sobre as Estações Náuticas de Portugal pode ser consultada em: http://www.forumoceano.pt/p260-estacoes-nauticas-de-portugal-pt