MATES: Relatório sobre estratégia do projeto apresentado em Bruxelas

O workshop “Strategy Validation - Skills intelligence to boost maritime technologies”, promovido no âmbito do projeto MATES, decorreu no dia 28 de maio, em Bruxelas, reunindo alguns stakeholders que integram o Grupo de Peritos criado pelo projeto, parceiros e representantes da Comissão Europeia. A Fórum Oceano enquanto parceira do projeto marcou presença na iniciativa, que contou também com a participação de associados que fazem parte do Grupo de Peritos, nomeadamente, INEGI, Universidade Lusófona, Qualiseg, QSR e WAVEC.
 
A sessão foi dedicada à apresentação do diagnóstico, cenários de evolução e estratégias para ultrapassar os gaps de competência identificados nos trabalhos realizados até ao momento, contando com o lançamento do relatório que descreve as linhas estratégicas do projeto, intitulado ‘Strategy baseline to bridge the skills gap between training offers and industry demands of the Maritime Technologies value chain’.
 
O relatório, que já se encontra disponível para consulta online, foca os principais resultados registados entre janeiro de 2018 e maio de 2019, que decorrem dos contributos recolhidos a partir da realização de workshops com a participação de peritos, elaboração de inquéritos e pesquisa. O trabalho realizado permitiu identificar 22 linhas de ação e desenhar 11 experiências piloto, que visam contribuir para a concretização da estratégia do projeto.

Consulte aqui o Relatório sobre a Estratégia do Projeto.