Apresentado livro Tertúlia dos Carrancas – A Valorização dos Recursos Marinhos

O quarto volume da Tertúlia dos Carrancas, intitulado "A Valorização dos Recursos Marinhos" foi apresentado no dia 23 de maio, no Museu Nacional Soares dos Reis, Porto.  A sessão contou com a presença de Luís Valente de Oliveira, relator da Tertúlia e Presidente da Assembleia Geral do Círculo Dr. José Figueiredo, Álvaro Sequeira Pinto, Presidente do Conselho Diretor do Círculo Dr. José Figueiredo, e Rui Azevedo, Secretário-geral da Fórum Oceano.
 
A Tertúlia dos Carrancas - A Valorização dos Recursos Marinhos é uma parceria Jornal Público e Círculo Dr. José Figueiredo - Amigos do MNSR. Com mais de 100 tópicos sobre diversos temas da Economia do Mar, a edição pretender contribuir, através de uma linguagem acessível, para aumentar o conhecimento acerca do Oceano e as suas potencialidades.
 
O livro resulta do contributo de 26 profissionais, com competências em diferentes áreas da Economia do Mar, entre eles o Secretário-geral da Fórum Oceano, tendo como ponto de partida as seguintes linhas orientadoras:
 
“Portugal tem uma das maiores Zonas Económicas Exclusivas (ZEE) do oceano que banha o Continente e as Regiões Insulares. O solo e o subsolo marinhos e a “coluna de água” que se lhes sobrepõe encerram recursos que importa conhecer para os pôr ao serviço do nosso desenvolvimento. O texto que agora se apresenta percorre as numerosas potencialidades que estão ao nosso alcance. Contudo, o primeiro passo para os mobilizar consiste em saber o que eles são. É essa a nossa principal recomendação.”
 
A Tertúlia dos Carrancas - A Valorização dos Recursos Marinhos encontra-se disponível para compra online. Mais informação aqui.