Projeto SAFER reúne parceiros em Derry, Irlanda do Norte

A Fórum Oceano participou nos dias 7 e 8 de maio na reunião de parceiros do projeto SAFER, em Derry (Irlanda do Norte). O encontro teve como objetivo discutir os avanços do projeto, no qual participa igualmente a associada da Fórum Oceano, Foodintech by Flow.

A reunião em Derry incluiu uma visita à Loughs Agency, entidade que pretende promover benefícios sociais, económicos e ambientais sustentáveis por meio da conservação, gestão, promoção e desenvolvimento das pescas e dos recursos marinhos da região, entre eles a produção de ostras. Foi também visitada uma aquacultura de ostras. Tanto a Loughs Agency como aquaculturas de ostras da região de Derry serão alvo de projetos piloto no âmbito do SAFER com o objetivo de ajudar a agência a inspecionar e a gerir a apanha de ostras e de monitorizar as condições ambientais nas aquaculturas.

Focado nas oportunidades e desafios enfrentados pela fileira do pescado (aquacultura, pescas, processamento, transformação e conservação de pescado), reconhecido como setor chave para o crescimento azul nas regiões do Atlântico, o SAFER visa potenciar o nível de inovação, promovendo a adoção de novas tecnologias e o aumento da cooperação transnacional. O objetivo passa por identificar oportunidades para integração de novos processos, incrementando a eficiência e melhorando a comunicação entre os atores ao longo de toda a cadeia de valor.
 
Nesse sentido, o consórcio do projeto está a desenvolver uma rede transnacional de inovação, envolvendo clusters marítimos Europeus. Para testar esta rede, os parceiros do SAFER têm prevista a realização de cinco ações piloto, cujos resultados e recomendações serão posteriormente partilhados com 21 regiões do espaço Atlântico.

O projeto SAFER é cofinanciado pelo programa Interreg Espaço Atlântico.