Workshop Copernicus Marine Service Training

A Fórum Oceano colaborou com a Mercator Ocean International e os Puertos del Estado na organização de um workshop sobre o serviço de monitorização do ambiente marinho do programa Copernicus.
 
O Workshop “Copernicus Marine Service Training” realizou-se nos dias 14 e 15 de maio, em Lisboa. Com enfoque nas regiões da Península Ibérica, Biscaia e Irlanda, a sessão teve como principal objetivo apresentar o Programa Copernicus e, particularmente, o serviço de monitorização do meio marinho (CMEMS – Copernicus Marine Enviornment Monitoring Service), capacitando atuais e potenciais utilizadores.

Através da realização de sessões práticas sobre os produtos e serviços do programa e as suas possíveis aplicações, os participantes tiveram oportunidade de aprender sobre a utilização de dados recolhidos através de satélite (Ocean Colour products, Wave Products, Sea Level Products), de sistemas in situ e informação gerada a partir de ferramentas de modelação.
 
A sessão contou com a participação de cerca de 50 profissionais de 44 entidades, entre empresas, centros de investigação, universidades e institutos públicos.
 
O Copernicus Marine Service conta atualmente com mais de 17 mil subscritores, de mais de 5200 organizações, de mais de 120 países. Conheça o Copernicus Marine Service: http://marine.copernicus.eu/

 

 

O Copernicus é um programa europeu de observação e monitorização da Terra, lançado em 2014 pela Comissão Europeia, sucedendo ao programa espacial GMES. Com recurso a uma infraestrutura espacial que inclui satélites e equipamentos terrestres de receção e tratamento de dados e o acesso coordenado a informação in situ, o programa assegura a recolha, o armazenamento, a análise e o processamento de um conjunto de dados, distribuindo informação fiável e atualizada sobre o estado do Planeta (ver aqui vídeo informativo).
 
Estruturado em seis serviços – Atmosfera, Meio Marinho, Terra, Alterações Climáticas, Segurança e Emergência - o Copernicus garante o acesso livre a todos os dados recolhidos, que podem ser utilizados por diferentes stakeholders.
 
O Programa é coordenado pela Comissão Europeia, sendo implementado em parceria com os Estados-Membros, a Agência Espacial Europeia (ESA), a Organização Europeia para a Exploração de Satélites Meteorológicos (EUMETSAT), o Centro Europeu de Previsão Meteorológica a Médio Prazo (ECMWF), as Agências Europeias e a Mercator Ocean International.