Comissário europeu Karmenu Vella visita stand da Iniciativa WestMED no European Maritime Day


A Iniciativa WestMED esteve representada na área expositiva do European Maritime Day, com presença assegurada pela Fórum Oceano, Ponto Focal Nacional do Mecanismo de Assistência à Iniciativa. No dia 16 de maio, o stand recebeu a visita do Comissário Europeu Karmenu Vella, após a sessão de abertura das celebrações do Dia Europeu do Mar.
 
O European Maritime Day é um evento anual com duração de dois dias promovido desde 2008 pela DG MARE. Em 2019, o EMD realizou-se nos dias 16 e 17 de maio, no Centro de Congressos de Lisboa, tendo sido coorganizado pela Comissão Europeia (DG MARE), Ministério do Mar (Direção Geral de Política do Mar) e Câmara Municipal de Lisboa, com a colaboração da Fórum Oceano, entidade responsável pela organização da componente expositiva do evento.
 
De acordo com a Direção-Geral dos Assuntos Marítimos e das Pescas (DG MARE), o EMD 2019 contou com 1500 participantes registados e ultrapassou os números das edições anteriores, incluindo a maior exposição de sempre, com 105 expositores.
 
Recorde-se que a edição de 2019 foi dedicada ao empreendedorismo azul, investigação, inovação e investimento, contemplando uma programação que incluiu workshops, breakout sessions, encontros de negócio, pitches e uma componente expositiva (EMD EXPO).

Sobre a Iniciativa WestMED
 
Coordenadora a nível nacional pela Direção Geral de Política do Mar (DGPM), a Iniciativa WestMED abrange, em Portugal, as Regiões de Lisboa, Alentejo e Algarve.
 
Com a participação de 10 países do Mediterrâneo Ocidental, na Europa - Portugal, Espanha, França, Itália e Malta e, no Norte de África - Líbia, Tunísia, Argélia, Marrocos e Mauritânia, a Iniciativa WestMED prossegue três objetivos: 1) Um espaço marítimo mais seguro; 2) Uma economia azul inteligente e resiliente; e 3) Melhor governança do Mar.
 
Dentro destes objetivos foram identificadas algumas áreas e temas prioritários para o desenvolvimento de projetos estruturantes a realizar em cooperação entre os Estados Membro, nomeadamente os seguintes:
 
- Pesca ilegal (IUU fishing)
- Aquacultura
- Lixo marinho e economia circular
- Clean Shipping
- Cooperação entre Clusters
- Turismo
 
Mais informação em: http://www.forumoceano.pt/p218-westmed-pt