Fórum Oceano participa no European Maritime Day 2019




A
Fórum Oceano marcará presença na edição de 2019 do European Maritime Day (EMD), que terá lugar nos dias 16 e 17 de maio, no Centro de Congressos de Lisboa.
 
O European Maritime Day é um evento anual com duração de dois dias promovido desde 2008 pela DG MARE.  Este ano, o EMD é coorganizado pela Comissão Europeia (DG MARE), Ministério do Mar (Direção Geral de Política do Mar) e Câmara Municipal de Lisboa, com a colaboração da Fórum Oceano, entidade responsável pela organização da componente expositiva do evento, que contará com mais de uma centena de expositores. Destes, a participação portuguesa na exposição conta com 45 expositores, com destaque para Estações Náuticas, Empresas, Administração Pública e Centros de Investigação.
 
A edição de 2019 é dedicada ao empreendedorismo azul, investigação, inovação e investimento. Com uma programação que inclui workshops, breakout sessions, encontros de negócio, pitches e uma componente expositiva (EMD EXPO), o EMD apresenta-se como um ponto de encontro entre os players europeus da economia do Mar, potenciando a partilha de conhecimento, o surgimento de novas oportunidades e parcerias, e servindo de palco à apresentação de projetos, produtos e ideias.
 
Prosseguindo os eixos de orientação estratégica do Cluster do Mar Português, reconhecido como Cluster de Competitividade, que se alinham com a temática e objetivos do EMD, a Fórum Oceano irá marcar presença em diferentes momentos do evento, conforme agenda que enviamos junto.
 
A par da participação na componente expositiva e no programa de encontros de negócio, a Fórum Oceano irá promover um workshop sobre a fileira do pescado, no âmbito do projeto europeu SAFER, com o objetivo de discutir como é que a aplicação de novas tecnologias, nomeadamente a adoção do modelo de Indústria 4.0, e a cooperação transnacional podem responder aos desafios enfrentados por esta fileira. O workshop terá lugar no dia 17 de maio, pelas 09h.
 
No dia 17 de maio, pelas 10h30, a Fórum Oceano fará uma apresentação dos resultados do projeto europeu ENTROPI, que identificou três áreas de inovação que podem contribuir para a otimização dos custos de desenvolvimento de plataformas multiuso offshore: 1) Soluções de Ancoragem e Amarração; 2) Aplicações de Segurança e Monitorização; 3) um conceito de uma plataforma multiuso offshore que conjuga produção de energia eólica e aquacultura. A apresentação enquadrar-se-á no programa de pitches
 
No mesmo dia, com início pelas 11h30, terá lugar um workshop organizado pela Conferência das Regiões Periféricas e Marítimas da Europa (CRPM) que pretende promover o debate sobre como facilitar o acesso das PME a fontes de financiamento, e que contará com o contributo da Fórum Oceano.
 
O European Maritime Day 2019 conta com quase 1500 participantes registados, provenientes de mais de 50 países, entre Empresas, Universidades, Centros de Investigação, Associações e Instituições Governamentais.
 
Mais informação sobre o evento em: https://european-maritime-day.b2match.io/