Associação

 
A Fórum Oceano - Associação da Economia do Mar é uma pessoa coletiva de utilidade pública que gere o Cluster do Mar Português, Cluster de competitividade reconhecido pelo Governo de Portugal.
 

A Fórum Oceano resulta da fusão, por incorporação, da Oceano XXI - Associação para o Conhecimento e Economia do Mar (criada em 2009) com a AFEM - Associação Fórum Empresarial da Economia do Mar (criada em 2010), ocorrida em finais de julho de 2015.


VISÃO
As atividades marítimas constituem segmentos dinâmicos e competitivos da economia, capazes de valorizar o Mar e os seus recursos, de gerar valor e de criar emprego qualificado, contribuindo para o reforço da posição de Portugal na economia global.


MISSÃO
Reforçar dinâmicas de cooperação estratégica entre atores - empresas, centros de IDT, instituições de ensino superior, organismos da Administração Pública - e promover a competitividade das principais cadeias de valor que utilizam o Mar e os recursos marinhos como elementos centrais da sua atividade de forma a contribuir, sustentavelmente, para o crescimento económico, para as exportações e para o emprego.
 
 
A associação conta com cerca de 115 associados dos diversos setores da atividade da economia do Mar, quer das atividades consolidadas como a Pesca e Aquacultura, Conservação, Transformação e Comercialização do Pescado, Indústrias Navais, Portos, Transporte Marítimo e Logística e Turismo Náutico, quer das atividades emergentes como as Energias Renováveis Marinhas, Biotecnologias Marinhas e Tecnologias Oceânicas.

Atividades consolidadas:
 - Conservação, Transformação e Comercialização do Pescado;
 - Indústrias Navais;
 - Turismo Náutico;
 - Pesca e Aquacultura;
 - Portos, Transporte Marítimo e Logística;
 
Áreas emergentes:
 - Biotecnologias e Bio Recursos Marinhos;
 - Energias Renováveis Marinhas;
 - Tecnologias Oceânicas.
 
  
Áreas complementares:
 - Cultura Marítima;
 - Defesa e Segurança Marítima;
 - Serviços.