European Maritime Day 2019: Fórum Oceano promove workshop sobre o projeto SAFER

No âmbito do projeto SAFER - Smart Atlantic Seafood Clusters, cofinanciado pelo programa Interreg Espaço Atlântico, a Fórum Oceano irá promover o Workshop "Seafood as key sector for Blue Growth in the EU Regions", no dia 17 de maio, pelas 09h00. A sessão enquadra-se na programação do European Maritime Day, que terá lugar no Centro de Congressos de Lisboa, nos dias 16 e 17 de maio.
 
O workshop tem como objetivo discutir como é que a aplicação de novas tecnologias, nomeadamente a adoção do modelo de Indústria 4.0, e a cooperação transnacional podem responder aos desafios enfrentados pela fileira do pescado. A participação na sessão é livre, mediante inscrição através do endereço: https://european-maritime-day.b2match.io/page-3871.
 
Focado nas oportunidades e desafios enfrentados pela fileira do pescado (aquacultura, pescas, processamento, transformação e conservação de pescado), reconhecido como setor chave para o crescimento azul nas regiões do Atlântico, o SAFER visa potenciar o nível de inovação, promovendo a adoção de novas tecnologias e o aumento da cooperação transnacional. O objetivo passa por identificar oportunidades para integração de novos processos, incrementando a eficiência e melhorando a comunicação entre os atores ao longo de toda a cadeia de valor.
 
Nesse sentido, o consórcio do projeto está a desenvolver uma rede transnacional de inovação, envolvendo clusters marítimos Europeus. Para testar esta rede, os parceiros do SAFER têm prevista a realização de cinco ações piloto, cujos resultados e recomendações serão posteriormente partilhados com 21 regiões do espaço Atlântico.
 
O SAFER reúne 9 parceiros de 5 Estados-Membro (Portugal, Espanha, França, Irlanda e Reino Unido), tendo uma duração de 36 meses e um orçamento de 1,8 milhões de euros (75% financiado pelo FEDER). Mais informação sobre o projeto em http://saferatlantic.eu/

 
WORKSHOP "SEAFOOD AS KEY SECTOR FOR BLUE GROWTH IN THE EU REGIONS"
PROGRAMA

Moderadora: Ana Carla Garcia – Science Manager, MARE, Marefoz, Universidade de Coimbra

Oradores:
- Björgolfur Hávardsson - Innovation Manager, NCE Seafood Innovation Cluster
 
- Maria Barbosa - Director AlgaePARC, Professor in Microalgal Biotechnology, Wageningen University
 
- Valentin Moldoveanu - Manager FLAG, Delta Dunarii (Danube)
 
- Jose Manuel San Emeterio - Project Leader, ERNACT - European Regions Network for the Application of Communications Technology
 
- Maria João Fernandes - National Delegate and Contact Point for Horizon 2020, ANI