Fórum Oceano colabora na organização do Workshop "Copernicus Marine Service Training"


A Fórum Oceano colabora com a Mercator Ocean International e os Puertos del Estado na organização de um workshop sobre o serviço de monitorização do ambiente marinho do programa Copernicus.
 
O Workshop “Copernicus Marine Service Training” realizar-se-á nos dias 14 e 15 de maio, em Lisboa, no Hotel Altis Belém. Com enfoque nas regiões da Península Ibérica, Biscaia e Irlanda, a sessão tem como principal objetivo apresentar o Programa Copernicus e, particularmente, o serviço de monitorização do meio marinho (CMEMS – Copernicus Marine Enviornment Monitoring Service), capacitando atuais e potenciais utilizadores.
 
Além da apresentação do portefólio de produtos e serviços do CMEMS, o Workshop visa ainda recolher o contributo dos participantes acerca da experiência e expetativas quanto ao uso da plataforma, identificando necessidades/sugestões para incorporação futura de novos produtos no catálogo do Copernicus Marine Service.
 
A participação no referido Workshop é gratuita, mediante inscrição e preenchimento do questionário disponível aqui. - Inscrições encerradas
 
O Copernicus é um programa europeu de observação e monitorização da Terra, lançado em 2014 pela Comissão Europeia, sucedendo ao programa espacial GMES. Com recurso a uma infraestrutura espacial que inclui satélites e equipamentos terrestres de receção e tratamento de dados e o acesso coordenado a informação in situ, o programa assegura a recolha, o armazenamento, a análise e o processamento de um conjunto de dados, distribuindo informação fiável e atualizada sobre o estado do Planeta (ver aqui vídeo informativo).
 
Estruturado em seis serviços – Atmosfera, Meio Marinho, Terra, Alterações Climáticas, Segurança e Emergência- o Copernicus garante o acesso livre a todos os dados recolhidos, que podem ser utilizados por diferentes stakeholders.
 
O Programa é coordenado pela Comissão Europeia, sendo implementado em parceria com os Estados-Membros, a Agência Espacial Europeia (ESA), a Organização Europeia para a Exploração de Satélites Meteorológicos (EUMETSAT), o Centro Europeu de Previsão Meteorológica a Médio Prazo (ECMWF), as Agências Europeias e a Mercator Ocean International.


Workshop “Copernicus Marine Service Training” | 14 e 15 de maio, Lisboa
Programa:

14 de maio 
14h00 – 18h00: Sessão Plenária 

15 de maio
09h00 – 17h30: Sessões Práticas 

Durante as sessões práticas serão abordados os seguintes tópicos:

  • Training for non-experienced users: From Registration to Data Download

Mediante as necessidades identificadas no questionário poderão ser abordados também os tópicos:

  • Iberia-Biscay-Ireland Model Products (ocean currents, sea level, waves, chloropyll-a): Practical Exercises
  • Satellite Ocean Colour products: Practical Exercises
  • Satellite Wave Products: Practical Exercises
  • Satellite Sea Level Products: Practical Exercises
  • In Situ Products: Practical Exercises

Nota: Os participantes deverão levar computador para as sessões práticas. Para minimizar problemas resultantes da diversidade de equipamentos, os participantes serão convidados a instalar um software específico nos seus computadores, que será disponibilizado pela Mercator Ocean 15 dias antes do Workshop. 

Inscrições encerradas