Recorde os melhores momentos da Rota do Náutico na BTL 2019!

Aceda às imagens da iniciativa aqui
ou descarregue os ficheiros por stand:


Stand Algarve
Descarregar imagens




Stand Lisboa 
Descarregar imagens



Stand Centro
Descarregar imagens
Descarregar imagens II


Stand Porto e Norte
Descarregar imagens



Stand Alentejo e Ribatejo
Descarregar imagens



Stand Açores
Descarregar imagens
Consulte a apresentação realizada pela Fórum Oceano 


Consulte as apresentações realizadas pelas Estações Náuticas na "Rota do Náutico"
(certificadas, em certificação e em fase de manifestação de interesse)

Estação Náutica do Alto Minho 
 
Estação Náutica de Aveiro | Apresentação
 
Estação Náutica de Avis | Apresentação 
 
Estação Náutica do Baixo Guadiana | Apresentação
 
Estação Náutica de Castelo do Bode | Apresentação
 
Estação Náutica de Esposende (em fase de manifestação de interesse) | Apresentação 
 
Estação Náutica de Estarreja (em fase de manifestação de interesse) | Apresentação 
 
Estação Náutica de Faro  | Apresentação 
 
Estação Náutica de Ílhavo | Apresentação 
 
Estação Náutica Lago de Alqueva - Moura | Apresentação 
 
Estação Náutica do Litoral de Cascais | Apresentação 
 
Estação Náutica de Matosinhos
 
Estação Náutica da Murtosa | Apresentação 
 
Estação Náutica do Oeste | Apresentação 
 
Estação Náutica de Ovar (em fase de manifestação de interesse) | Apresentação 
 
Estação Náutica de Portimão | Apresentação 
 
Estação Náutica da Póvoa de Varzim (em fase de manifestação de interesse) | Apresentação 
 
Estação Náutica de Coimbra (em fase de certificação) | Apresentação 
 
Estação Náutica de Sesimbra (em fase de manifestação de interesse) | Apresentação 
 
Estação Náutica de Sines | Apresentação 
 
Estação Náutica de Vagos | Apresentação
 
Estação Náutica de Vila do Conde (em fase de manifestação de interesse) | Apresentação 
 
Estação Náutica de Vilamoura | Apresentação 




Fórum Oceano promove Rota do Náutico na BTL

A Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar, entidade responsável pela animação do Cluster do Mar Português, promoveu a “Rota do Náutico” na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, no dia 14 de março (quinta-feira), a partir das 11h.

A “Rota do Náutico” teve como objetivo apresentar as 15 Estações Náuticas de Portugal (ENP) certificadas, as duas ENP em processo de certificação (Coimbra e Portimão) e os seis territórios que, até ao passado dia 28 de fevereiro, manifestaram interesse em apresentar candidatura na 2ª fase de certificação de ENP (Esposende, Estarreja, Ovar, Póvoa de Varzim, Sesimbra e Vila do Conde), que decorre entre 1 de março e 31 de maio de 2019.

A iniciativa deu ainda a conhecer o projeto europeu WAOH! Route, do qual a Fórum Oceano é parceira, que pretende criar uma rota de mergulho sustentável, ligando locais de mergulho de classe mundial desde o extremo sul de Portugal e Espanha até ao extremo norte da Europa, abrangendo a Irlanda e o Reino Unido. Nesta fase, a Rota WAOH! envolve três destinos portugueses (Portimão, Cascais e Sesimbra).

Durante o dia 14 de março, as ENP e os destinos WAOH! foram apresentados seguindo uma rota com várias escalas nos diferentes stands das Entidades Regionais de Turismo. A iniciativa terminou com uma apresentação no Stand “AÇORES”, pelas 18h, com a presença da Secretária de Estado do Turismo, da Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo dos Açores e do Presidente do Turismo de Portugal.

Organizada pela Fórum Oceano, no âmbito dos trabalhos do Grupo Dinamizador do Portugal Náutico, a "Rota do Náutico” contou com o apoio das Entidades Regionais de Turismo: Alentejo e Ribatejo, Algarve, Centro de Portugal, Lisboa e Porto e Norte, Associação de Turismo dos Açores, Turismo de Portugal, Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo dos Açores e DOCAPESCA, S.A.
 

PROGRAMA “ROTA DO NÁUTICO”
 
11h-12h: Stand “ALGARVE” - Apresentação de: ENP do BAIXO GUADIANA, ENP de FARO, ENP de PORTIMÃO (ENP em certificação e destino Rota WAOH!) e ENP de VILAMOURA

12h-13h: Stand “LISBOA” – Apresentação de: ENP do LITORAL DE CASCAIS (destino Rota WAOH!) e ENP de SESIMBRA (fase de manifestação de interesse e destino Rota WAOH!)

13h-14h: Stand “CENTRO DE PORTUGAL” - Apresentação de: ENP de AVEIRO, ENP de CASTELO DO BODE, ENP de ESTARREJA (fase de manifestação de interesse), ENP de ÍLHAVO, ENP da MURTOSA, ENP do OESTE, ENP de OVAR (fase de manifestação de interesse), ENP da REGIÃO DE COIMBRA (em certificação) e ENP de VAGOS

14h30 -15h: Stand “AÇORES” – Apresentação da Rede “ESTAÇÕES NÁUTICAS DE PORTUGAL” a atores regionais açorianos

15h-16h: Stand “PORTO E NORTE” – Apresentação de: ENP do ALTO MINHO, ENP de ESPOSENDE (fase de manifestação de interesse), ENP de MATOSINHOS, ENP de PÓVOA DE VARZIM (fase de manifestação de interesse) e ENP de VILA DO CONDE (fase de manifestação de interesse)

16h-17h: Stand “ALENTEJO e RIBATEJO” – Apresentação de: ENP de ALQUEVA-MOURA, ENP de AVIS e ENP de SINES

18h –19h: Stand “AÇORES” - Apresentação da Rede "ESTAÇÕES NÁUTICAS DE PORTUGAL" e da Rota WAOH!, com a presença da Secretária de Estado do Turismo, da Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo dos Açores e do Presidente do Turismo de Portugal.
 
Agenda:
17h45: Receção aos participantes
18h: A Rota do Náutico na BTL:
  • Boas-vindas
Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo dos Açores
Fórum Oceano
 
  • “ESTAÇÕES NÁUTICAS DE PORTUGAL” (ENP) – Uma Rede estratégica para o desenvolvimento integrado dos territórios através da Náutica
  • SIG TUR – Apresentação da presença da Rede ENP na plataforma
Fernanda Praça, Turismo de Portugal
 
  • WAOH! Rota Europeia Atlântica de destinos turísticos de mergulho
  • Lançamento da 2ª fase de candidaturas à certificação de Estações Náuticas
  • Cerimónia Pública de Certificação da Estação Náutica de Portimão
  • Encerramento
 
18h30: Ação de promoção do pescado português pela DOCAPESCA – Portos e Lotas, S.A., no âmbito da sua campanha de valorização do carapau

 
Recorde-se que no seguimento dos resultados do projeto Portugal Náutico desenvolvido pela Associação Empresarial de Portugal (AEP) em cooperação com a Fórum Oceano, foi criado o Grupo Dinamizador do Portugal Náutico. Constituído no âmbito da Fórum Oceano e aberto à participação voluntária de todas as entidades interessadas, o Grupo propõe-se a dinamizar a fileira do turismo náutico em Portugal. Neste contexto, avançou com um trabalho com vista ao desenvolvimento, promoção e certificação de Estações Náuticas em Portugal.

Reconhecendo a valia dos recursos e o potencial que Portugal apresenta na área do turismo náutico e tendo como exemplo as experiências existentes em França e em Espanha, foi redigido um regulamento para a certificação das Estações Náuticas, que beneficiou igualmente do enquadramento fornecido pela FEDETON - Fédération Européenne de Destinations Touristiques Nautiques, entidade gestora da rede internacional das estações náuticas, da qual a Fórum Oceano é membro desde 2016.

A Fórum Oceano, enquanto entidade certificadora, lançou no dia 1 de março de 2018, na BTL, com a presença da Secretária de Estado do Turismo e do Secretário de Estado das Pescas, um processo de certificação de Estações Náuticas tendo recebido 17 candidaturas. A avaliação foi efetuada por uma comissão que integra representantes de: associações empresariais dos Portos e Marinas, dos cruzeiros, da animação turística e dos eventos; da ANMP - Associação Nacional de Municípios Portugueses; ministérios do Mar, da Economia e da Educação e da FEDETON – Federação Europeia de Destinos Turísticos Náuticos.

No Dia Nacional do Mar, 16 de novembro de 2018, na Alfândega do Porto, teve lugar a Cerimónia Pública de Certificação. 15 territórios no continente, distribuídos pelo litoral (portos, marinas, praias, lagoas, rias) e pelo interior (albufeiras de barragens, rios, lagos, praias fluviais), envolvendo 43 municípios, 3 Comunidades Intermunicipais, em cerca de 500 parceiros, dos quais quase 300 são empresas (60%), foram certificados enquanto “ESTAÇÕES NÁUTICAS DE PORTUGAL”. Conheça as ENP certificadas aqui.