Informações

De 2 de janeiro a 28 de fevereiro de 2019, decorrerá um período de “Manifestações de interesse de candidaturas” através do preenchimento de um formulário que pode ser descarregado aqui. O objetivo é, por ocasião da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, dar visibilidade aos territórios que vierem a manifestar interesse em constituírem-se como ENP, numa iniciativa denominada  “Rota do Náutico”, que decorrerá no dia 14 de março.
Uma vez preenchido o formulário deverá ser enviado para o endereço de email geral@forumoceano.pt.

Ler mais A cerimónia de certificação das ENP decorreu no âmbito da 8ª edição do Business2Sea - Fórum do Mar 2018, no dia 16 de novembro, Dia Nacional do Mar, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. Ler mais.

Consulte aqui a lista das Estações Náuticas certificadas.
  No âmbito do processo de avaliação, e após uma análise preliminar das candidaturas para a certificação das Estações Náuticas de Portugal (ENP), a Comissão de Avaliação, composta por um conjunto de elementos representantes de entidades relevantes no desenvolvimento da náutica, do turismo e da política do Mar, iniciou uma série de visitas aos territórios envolvidos nos processos de candidatura.

O objetivo passou por verificar in loco a informação submetida em candidatura, recolhendo dados adicionais e aferindo sobre aspetos relevantes para a concretização do processo de avaliação.

No seguimento das visitas ao terreno, e com o objetivo de contribuir para o trabalho de finalização das candidaturas, a Fórum Oceano promoveu no dia 2 de outubro um workshop sobre a organização de produtos de Turismo Náutico destinado aos responsáveis das ENP e parceiros envolvidos, com a participação de Julia Vera Prieto, Diretora e Sócia Fundadora da Travelecoology e especialista em Ecoturismo.

Consulte aqui a apresentação de Julia Vera Prieto.
  A Fórum Oceano, em colaboração com diversas entidades, promoveu em cada região a realização de sessões de apresentação e esclarecimento sobre o processo de certificação das Estações Náuticas de Portugal.

Algarve
26 de março | 15h | Entidade Regional de Turismo - Consulte a apresentação

Organização: CCDR Algarve, ERT Algarve, Maralgarve e Fórum Oceano

 

Centro
28 de março | 10h30 | CCDR Centro - Consulte a apresentação

Organização: CCDR-C, ERT do Centro e Fórum Oceano

 

Lisboa
9 de abril | 10h30 | ERT de Lisboa - Consulte a apresentação

Organização: CCDR LVT, ERT de Lisboa, AML-Área Metropolitana de Lisboa e Fórum Oceano

 

Norte
11 de abril | 15h | Turismo do Porto e Norte de Portugal, ER - Consulte a apresentação
Organização: CCDR Norte, Turismo do Porto e Norte de Portugal, ER e Fórum Oceano

 


Alentejo
12 de abril | 14h | NERE - Núcleo Empresarial da Região de Évora - Consulte a apresentação - Consulte a apresentação

Organização: CCDR Alentejo, ERT do Alentejo e Fórum Oceano

 

  Na primeira fase de candidatura para a certificação das Estações Náuticas de Portugal (ENP), que terminou no dia 30 de junho, a Fórum Oceano recebeu 17 candidaturas, envolvendo territórios do litoral e do interior, de norte a sul do país, de regiões transfronteiriças, em torno do Mar, de marinas e portos de recreio, de rias, de albufeiras, de barragens, de rios e de praias fluviais. Ler mais
  A Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar vai apresentar o processo de certificação das Estações Náuticas de Portugal (ENP) no auditório da Nauticampo (Salão Internacional de Navegação de Recreio, Desporto, Aventura, Caravanismo e Piscinas), no dia 5 de abril, pelas 16h. Ler mais
  A primeira fase de candidatura para a certificação de Estações Náuticas em Portugal (ENP) já arrancou. A sessão de apresentação e lançamento do processo de certificação das ENP realizou-se no dia 1 de março, na Bolsa de Turismo de Lisboa, no stand do Turismo de Portugal.  Ler mais
 
A Fórum Oceano vai apresentar o processo de certificação das 'Estações Náuticas de Portugal' (ENP) na BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa), no dia 1 de março, às 15h, no stand do Turismo de Portugal, localizado no Pavilhão 1. A sessão de apresentação vai contar com a presença da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho. Ler mais