EACEA reconhece Projeto Onboard como uma boa prática
 

O Projeto Onboard - Desenvolvimento de perfis profissionais e currículos de formação para o setor de portos e logística – celebrou o primeiro ano de implementação no final de 2018, tendo sido reconhecido pela Agência Executiva de Educação, Audiovisual e Cultura da Comissão Europeia (EACEA) como uma boa prática.
 
No âmbito de uma reunião de coordenadores promovida pela EACEA, que se realizou no 14 de dezembro de 2018 em Bruxelas, o projeto Onboard foi um dos 3 projetos, entre 14, considerado e apresentado como uma boa prática. Na reunião, a INOVA+, na qualidade de entidade coordenadora do projeto, teve a oportunidade de partilhar a experiência da parceria e os principais resultados alcançados.
 
Ao longo dos primeiros 12 meses de execução do projeto, o consórcio desenvolveu dois perfis funcionais e currículos de formação para o sistema de aprendizagem do setor de Portos e Logística.
 
Para os próximos meses os parceiros estão a preparar um conjunto de atividades envolvendo os principais stakeholders do projeto, nomeadamente organismos públicos, entidades promotoras de cursos de aprendizagem, representantes de empresas e clusters do setor de Portos e Logística. Uma das iniciativas previstas prende-se com a validação dos perfis funcionais e currículos de formação, a nível nacional e europeu.
 
No Reino Unido, o processo de validação consistirá na realização de um conjunto de entrevistas telefónicas. Em Portugal e na Irlanda, os parceiros promoverão workshops de validação de acordo com a seguinte agenda:

No segundo ano de implementação do projeto está igualmente prevista a formação de profissionais do sistema de aprendizagem em Portugal, Reino Unido e Irlanda.
 
Para concretizar estes objetivos e reforçar a rede de parceiros do projeto Onboard o consórcio está ainda a convidar organizações, consórcios e profissionais do setor e do sistema de aprendizagem a tornarem-se Parceiros Associados do projeto.

Para mais informação sobre o projeto ou para saber como se tornar Parceiro Associado, contactar por favor Andreia Monteiro, através do endereço de email: andreia.monteiro@inova.business

Com a duração de dois anos, o projeto Onboard é cofinanciado pelo programa Erasmus+. A coordenação é da responsabilidade da INOVA +, que tem como parceiros a Fórum Oceano, o ISCIA - Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração, a CIRA - Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, o MSE - Marine South East (UK) e o Halpin - Centre for Research and Innovation at the National Maritime College of Ireland (NMCI).