Cluster do Mar Português

A Estratégia

 
O “Cluster do Mar Português”, dinamizado pela Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar, é um dos Clusters reconhecidos como Cluster de Competitividade pelos Senhores Ministros da Economia, do Mar, do Planeamento e das Infraestruturas e da Defesa Nacional.

“Os clusters de competitividade são plataformas agregadoras de conhecimento e de competências, constituídas por parcerias e redes que integram empresas, associações empresariais, entidades públicas e instituições de suporte relevantes, nomeadamente entidades não empresariais do Sistema de Investigação e Inovação, que partilham uma visão estratégica comum, para, através da cooperação e da obtenção de economias de aglomeração, atingir níveis superiores de capacidade competitiva”
(in Despacho Defesa Nacional, Planeamento e Infraestruturas, Economia e Mar.)
 
 
O “Cluster do Mar Português”, reconhecido a 23 de fevereiro de 2017, vem dar sequência à Estratégia de Eficiência Coletiva “Cluster do Conhecimento e da Economia do Mar” reconhecida em 2009 pelo Programa Compete.
O Cluster do Mar agrega mais de cem associados de diferentes fileiras da economia do Mar e o reconhecimento releva a sua importância estratégica para a competitividade do País.
 
Neste novo reconhecimento destacam-se, sobretudo, os contributos para a agregação e cooperação entre atores, a melhoria das condições de inovação intra e interempresariais, a inserção em mercados internacionais e o estímulo à competitividade de setores e fileiras da economia do Mar com potencial de desenvolvimento económico, bem como os contributos para a criação de emprego qualificado e o aumento das exportações.
Os projetos e ações apresentados na candidatura foram considerados estruturantes para os diversos setores da economia do Mar e a Fórum Oceano tem agora, e nos próximos seis anos de reconhecimento e em coordenação com os seus associados e parceiros, o desafio de dinamizar e concretizar os planos propostos.
 
 
A Fórum Oceano é também, a partir deste reconhecimento, a representante do Cluster Marítimo de Portugal a nível internacional.
 

 
http://www.forumoceano.pt/files/pdficon.png?d=whc8 »  Documento Síntese da Candidatura "Cluster do Mar Português", apresentada ao IAPMEI para Reconhecimento como Cluster de Competitividade.